sexta-feira, maio 19, 2006

A song


Quando quero gravar uma música, o nome que o sintetizador sugere por defeito é "SONG_000". Como o teclado não tem letras, para escrever um novo nome tenho de rodar um botão para escolher uma letra, o que significa que não é prático escrever um novo nome inteiro de cada vez que quero gravar uma nova música. Assim, as músicas têm nomes como "SONG_001", "SONG_002", etc.

Se, numa dada música, vou por um caminho diferente que pode não resultar, gravo com um novo nome, para manter a versão anterior. Fico assim com a "SONG_01A", uma derivação da "SONG_001". Se uma nova derivação surge a partir da 1ª versão, fica "SONG_01B", "SONG_01C", etc. Se continuo a modificar uma destas sub-versões e quero manter o que está para trás, ramifico novamente: "SONG_1AA", "SONG_1AB", etc.

Ou seja, uma árvore.

Será que a Natureza me está a dizer que se cria assim? Que se procura assim? A criação e a procura são indissociáveis? A forma mais prática de se criar algo é aproveitar o que existe e aplicar-lhe uma ligeira transformação (em vez de se começar do zero de cada vez)? Tudo o que evolui cria árvores? Que árvores cria o Homem? Se ideias a evoluir são árvores, porque não as vemos mais vezes representadas como tal?

Cada vez gosto mais de árvores.

domingo, maio 07, 2006

Go-Betweens

Ainda há 2-3 semanas andava por aí a pensar como os Go-Betweens devem ser a banda pop mais perfeita que conheço, enquanto ouvia o "Oceans Apart" e outros, acabados de comprar. Sei agora que Grant McLennan morreu ontem, o que me muito me entristece, teria ainda tanto para nos dar. E 3 dias antes da sua morte dizia eu isto... Obrigado pelos dias iluminados e pelos muitos bons momentos que ficaram.

sábado, maio 06, 2006

"File Life", com a garantia de quantidade TSC

São 107 mp3 em 5 ficheiros ZIP. O equivalente a ~10 CDs com 10 músicas cada, deve dar para umas 7 horas de música. "File Life: The incomplete works of The Serendipitous Cacophonies" é uma compilação dos mp3 que fui deixando no Soundclick, reunidos em 5 volumes* para mais fácil download.

* - são 5 porque o serviço que utilizo limita o tamanho dos ficheiros a 100 MB - a interface é pavorosa, mas se seguirem as instruções, funciona e é gratuito.

quarta-feira, maio 03, 2006

New Song

"The world before my eyes". Esta pretende-se calma, um pouco como seria a música que pensei que iria fazer quando isto tudo começou. Bem, também pensei que iria fazer umas "a la Go-Betweens" e já se está a ver no que deu... Enfim, deixo um terreno com sementes a germinar, logo se vê no que vai dar.